Games LEGO
Hoje, quando as mães levam seus filhos de 6 anos para comprarem seus primeiros jogos, o que vocês acham que elas vêem nas prateleiras? GTA, Call of Duty, Resident Evil, Assasins Creed, God of War entre outros títulos muito sangrentos. Uma coisa que há pouco tempo as produtoras de games não pensavam eram na crianças de 3 a 7 anos. Os Games mais leves para elas são os de corrida e futebol, mas por serem a mesma coisa, acabam deixando a criança irritada.
Então, a Travellers Tales, ao observar títulos de luta como Star Wars, Indiana Jones e Batman e pensá-los em um jeito de trazê-los ao público mais jovem, conseguiram junto com uma parceria com a LEGO recriar esse universos colocando tudo á base de pecinhas LEGO.
Resultado? Esses jogos encantam desde as crianças até marmanjos que não admitem que jogam esse tipo de jogo. Tudo é destrutível, objetos, naves, estátuas, seus inimigos e até você. Aquela quantidade imensa de violência foi transformada em diversão onde um tiro desmonta um clone de star wars em umas 6 pecinhas. Pensando no sucesso desses games, e pela falta de outros blogs que trazem esse tipo de conteúdo para as pessoas, resolvi criar em um único review com mini-reviews sobre esse jogos, em ordem de lançamento.
Lego Star Wars – The Videogame – PS2, Xbox e PC
O primeiro game da série foi tanto um sucesso quanto polêmico, Por um erro da produtora, ele foi lançado um mês antes da estréia do último filme da série, e as pessoas ficaram impressionadas com a quantidade de spoilers que o game continha.
Mas mesmo assim, o game introduziu e muito bem o universo LEGO ás prateleiras de lojas. Utilizando um jogo no estilo plataforma, mas com apenas um rumo que a pessoa poderia tomar, cada fase de cada filme era uma aventura á parte. Parecia 17 mini-jogos em um só.
Introduziu muitos conceitos que os outros games do gênero seguiriam, como os de peças colecionáveis, chamadas de minikits, e uma vermelha, que dava um bônus especial caso você o comprasse na “cantina”, a loja em que você comprava personagens ou itens em trocas de pecinhas lego, que você colecionava quando jogava qualquer fase.
Lego Star Wars II – The Original Trilogy – PS2, Xbox e PC
O jogo era o mesmo, só que dessa vez seguiu os outros 3 filmes da série. Esse jogo é considerado por muitos o melhor Game já feito da coletânea LEGO, pelas horas de jogo disponíveis (meu irmão fechou o primeiro jogo da série em 3 horas), dessa vez eram necessários dias para se fechar, pela qauntidade de bônus para se coletar, o que leva as pessoas a ficarem quase 100 horas nesse game.
Houve muitas melhorias no sistema de batalha, e continha 50 personagens, sendo que dois deles você poderia editar a seu gosto. Função essa que seria utilizada em todos os outros games da série. Cada filme possuia 6 fases, e quando você completava uma, você poderia voltar e refazê-la com qualquer personagem.
Os esquemas de itens secretos permaneciam. Mas agora, certas áreas só poderiam ser acessadas com certo personagem , o que obrigava a pessoa a refazer a fase depois com o personagem certo. Você tinha que coletar mini-peças, para depois comprar na loja outros personagens, cada um a seu preço.
São por esses e outros fatores que levaram esse gênero à fama, tanto que depois de jogarem esse game, os fãs jogavam o primeiro jogo, para saber a história inteira.
Lego Indiana Jones – Wii, Xbox360, PS3, PC, PS2 e Nintendo DS
Continuando com os games de filmes da LucasArts, como não haviam mais outros Star Wars sobrando, tiveram que ir para a outra série, a escolhida foi Indiana Jones. Foi o primeiro jogo que chegou ás ultimas gerações de consoles, que também foi bem aceita pelo público.
O game segue os três primeiros filmes da série, e também é estruturado em 18 fases, 6 para cada filme. Os itens secretos permaneciam o mesmo, as áreas secretas acessíveis somente com um personagem específico foram mantidas também, o que levou á pessoas para fecharem o game 100% a levarem mais de 100 horas jogando.
Os conceitos foram adaptados para a série, e ter que correr daquela pedra, cena clássica do cinema, vale o preço da game por si só. Como mencionado antes, poderiam fazer duas personagens a livre gosto do jogador.
Lego Star Wars – The Complete Saga – PS3, Xbox 360, Wii e PC
O primeiro game lançado exclusivamente para as ultimas gerações de consoles não foi muito boa. Pessoas estavam esperançosas para ver as mudanças que ocorreram na jogabilidade no segundo jogo para as fases do primeiro, mas ficou mais parecido com um Copiar Colar de um arquivo para o outro. A única coisa que realmente mudou nas fases foi que o segundo filme possuia 6 fases, totalizando pela primeira vez 36 fases em um game LEGO.
A coletânea foi somente para que os donos desses consoles pudessem jogar os jogos que não foram lançados por elas, mas isso não foi muito bom. Se tivessem mantido a mesma jogabilidade para ambas as sagas, o jogo poderia ser melhor aceito. A única parte boa era que você poderia jogar com personagens do primeiro e do segundo jogo ao mesmo tempo.
A única coisa que marcou foram a quantidade de fases e a de personagens, que ultrapassava dessa vez os 70.
Lego Batman – Wii, Xbox360, PS3, PC, PS2 e Nintendo DS
Último game que foi lançado para as as penúltimas gerações, e o primeiro que não usou filmes da Lucas Arts, Lego Batman foi um sucesso de vendas. Tendo dessa vez 36 fases (18 com os hérois, 18 com os vilões), o jogo é o primeiro que utiliza diferentes versoes de um personagem só. Por exemplo, o Batman poderia usar além de seu uniforme comum, com poderes comuns, um que congelava as pessoas, e isso pode ser alterado no meio das fases.
O jogo e o sistema de itens secretos foram adaptados, mas ainda assim, as pessoas tinham o gosto de que era sempre a mesma coisa, e só mudava a história. Sorte que a Travellers Tales mudou isso nas próximas versões do Gênero.
Outro ponto negativo, é que em todas as primeiras 18 fases você controlava Batman e Robin, e cada 6 visava destruir um inimigo-chefe, Coringa, Charada e Pinguim. Só que eles mandavam seus lacaio fazerem o trabalho sujo nas primeiras 4 fases, e somente na última você realmente enfrentava eles pessoalmente. Mas esses defeitos ainda não tiraram a diversão do game, com ótimas piadas e também mais de 100 horas de game, e quase 80 personagens.
Lego Indiana Jones 2 – The Adventure Continues – PC, Xbox 360, Wii e PC
Assim como Lego Star Wars The Complete Saga, esse game é outra reedição de um sucesso anterior para as novas gerações de consoles, mas com um toque a mais, a inserção do 4º filme da série.
Pela primeira vez, um game do estilo seguiu 4 filmes, e não uma trilogia. Mas a cópia das fases do game anterior prevaleceu aqui novamente. O que melhorou foi a inserção de novos itens secretos, que aumentava a quantidade de horas jogáveis, e mais de 80 personagens.
As mudanças radicais viriam mais no próximo game da série.
Lego Harry Potter – PC, Xbox 360, DS, Wii e PS3
Dessa vez a Traveller’s Tales inovou totalmente. O game contém para os jogadores mais aficionado quase 200 horas jogáveis, mais de 100 personagens e os primeiros 4 games da série, que além de 6 fases separadas, dessa vez segue uma linha de história completa, como se fosse um único jogo, em que você vai progredindo na história e ganhando novos objetivos.
Da para comprar muito mais itens, a inserção de vários itens bônus, presente até quando não se está em nenhuma fase, e também aprender várias magias, alguns personagens com magias próprias, que somente eles podem usar.
É um jogo que realmente vale a pena comprar, tanto para quem é e quem não é fã de Harry Potter.